O impacto do pós-vendas: escolha parceiros para o início e final de compra
A aquisição de novos equipamentos vai além da análise da qualidade e preço. Entenda como as práticas do pós-vendas dos parceiros pode impactar diretamente a sua indústria
O processo de compra possui 5 fases em sua essência e vale para qualquer segmento. Quando é identificada a necessidade da compra de algum item, costumeiramente, o consumidor pesquisa possíveis fornecedores, avalia propostas, escolhe uma opção e fecha o negócio. Mas, e depois?
Em alguns casos, o produto pode apresentar defeito, ou até mesmo, dependendo do tipo de mercadoria, o comprador possui dúvidas sobre como utilizá-la e obter a solução para o seu problema inicial. É nesse momento que a quinta fase se torna primordial: o pós-vendas.
Especificamente para o segmento industrial, ao adquirir sistemas de transporte de sólidos, sejam mecânicos ou pneumáticos, diversos desafios podem ser encontrados após a compra. Isso porque, existe a necessidade de avaliar quais peças de reposição são cruciais para manter em estoque, dúvidas sobre o funcionamento de componentes, o carecimento de assistência técnica em situações de quebras repentinas, entre outros pontos.
Portanto, é essencial colocar na lista de verificação de requisitos do parceiro a ser escolhido, além da qualidade do equipamento e preço, a qualidade do atendimento após a aquisição.
Prejuízos adquiridos por não contar com um parceiro de confiança no pós-vendas
Alguns inconvenientes podem ocorrer ao não contar com uma assistência técnica de alto nível e experiente.
Elevados custos por parada repentina de produção
Em um cenário onde algum componente do sistema apresente uma avaria e ocasione uma quebra e, consequentemente, a parada da produção, somada a uma demora na reposição da peça, os prejuízos começam somente com as horas ou dias da fábrica parada. Uma assistência lenta e com falta de parceiros ágeis para encontrar uma solução, causará grandes transtornos.
Problemas de comunicação
Muitos parceiros no mercado, infelizmente, não possuem uma estrutura adequada para realizar assistência técnica rápida e de qualquer lugar, ou seja, o tempo despendido para o deslocamento de técnicos até a fábrica ou até mesmo para conseguir uma comunicação com o parceiro, pode custar caro. Isso porque, a fábrica depende da solução imediata para voltar a operar normalmente.
Estoque fora do país
No momento de fechar negócio, geralmente, os parceiros afirmam possuírem um estoque de reposição variado, mas não mencionam onde ele está localizado. Por que é importante se atentar a isso? Peças importadas estão sujeitas a imprevistos logísticos e alfandegários, muitas vezes fora do controle do fornecedor, expondo sua fábrica a problemas que seriam evitáveis com estoques locais.
Como escolher da maneira certa o parceiro e evitar transtornos
Diante dos desafios citados, a boa notícia é que é possível minimizar o risco de escolher um parceiro que deixe sua indústria em apuros. Confira algumas dicas a seguir:
- Avalie os anos de experiência no mercado: parceiros experientes possuem maior conhecimento sobre desafios comuns que acontecem no dia a dia das indústrias e oferecem soluções mais rápidas e seguras;
- Verifique antecipadamente as condições e prazos de atendimento e o procedimento da equipe de suporte para lidar com imprevistos com seus equipamentos;
- Estude a reputação do parceiro para entender melhor com a experiência de outros clientes quais foram suas percepções e vivências reais;
- Se atente ao local do estoque de reposição do parceiro para evitar problemas de ordem externa quando acontecer uma emergência.
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